terça-feira, 28 de novembro de 2006

Sonhos

O que sonha uma pessoa normal?
Por sonho não me refiro às aspirações nem a julgamentos estéticos e tampouco à guloseima. Quero falar das manifestações psíquicas do sono como é referido pelo pai de todos. O dos burros, não O dos céus nem o das mãos.
Podem perguntar: "e por pessoa normal a que te referes?"
Claro que essa é uma questão polêmica. Não me refiro à normalidade canônica, de manual. Não acho que os normais de manual existam. Sim, também eu já cheguei à modernidade. Só minha cara é de neandertal. Sei que desde o século XIX não se admitem mais normalidades de manual. Família nuclear, patriarcal, essas coisas...
E daí, o que quero dizer com "pessoa normal"? Algo assim: Pessoas que fazem ou fizeram análise (o pretérito perfeito talvez não venha ao caso já que "as altas" do meu conhecimento não depõem em favor dos seus respectivos analistas, mas vá lá que essa impressão possa ser resultado de irremediável inveja), razoavelmente esclarecidas (o que não tem nada a ver com estudo formal. Estudo formal mais prejudica a sanidade do que qualquer outra coisa) e que não vão morrer de doenças degenerativas relacionadas ao stress nem às várias somatizações possíveis e imagináveis.
O tamanho do parágrafo é diretamente proporcional à dificuldade com o conceito e indiretamente proporcional à sua precisão. E, claro, de inteira responsabilidade deste que o comete e que não sabe dividir parágrafos.
Não faz mal. Quer dizer, faz. Torra a paciência de quem lê. Perdoem-me, leitores. Mas minha angústia, nesse caso, é maior que a pudicícia. Ao contrário do que pensam alguns dos meus críticos (críticos no sentido de espectadores das minhas peripécias, não de detratores da minha performance).
Essa última qualidade das pessoas normais é, claro, verificável apenas post mortem. Mas isso não invalida a definição porque meu interesse não é preditivo. E depois de morto os esqueletos do armário aparecem mais fácil o que permite uma avaliação ainda melhor da normalidade do indivíduo. Eu sei que esse é um método questionável mas não acredito em conceitos apriorísticos. Não sou dedutivo. Sou orientado para os meus fins. Teleologia. Esse é o nome do jogo.
Dê ao sujeito hipotético "pessoa normal" as características que melhor lhe aprouver. Todo mundo conhece uma pessoa que julga normal. Ou não? Eu conheço. Pelo menos, acho que é normal, sei lá. Imagino que a pessoa que considero normal seja tomada por louca pela maior parte dos mortais... Mas vá lá que isso é do jogo. Não almejo concordância.
O que será que essa pessoa sonha?
Se os sonhos comunicam conteúdos do nosso subconsciente, o que comunica o subconciente de alguém que não tem nada a esconder de si mesmo? Flores, grama verde, banho de mar e céu azul?
Não faço a menor idéia. Alguém por aí tem alguma sugestão?
E antes que alguma pobre alma reclame da perda definitiva de todas as suas ilusões, nunca falei que eu era normal, muito pelo contrário. E nos meus sonhos flores, grama verde, banho de mar e céu azul são mais raros do que as tais pessoas normais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial